[ROTA] Manual Atualizado [28/08/2011]
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[ROTA] Manual Atualizado [28/08/2011]
..::Manual ROTA::..
Oque é a ROTA ?
Há situações críticas em que é necessário uma postura imediata e mais enérgica da polícia e é por isso que em todas as corporações brasileiras há pelo menos uma unidade especial,popularmente chamada de tropa de elite, no estado de San Andreas a chamamos de ROTA.
No Server BGSL, a ROTA cumpre o papel de uma policia especializada, que tem o dever de neutralizar combates entre gangs, retirar materiais e drogas das ruas, reassumir o controle governamental sobre zonas sob domínio de organizações criminosas, participar da negociação e resgate de reféns e dar suporte à PM, caso necessário.
..::Regras::..
Não cometer DM (atirar sem motivo ou /su).
Não brigar ou discutir no /r ou /d, principalmente por motivos inúteis.
Não Usar carros da HQ para LAZER.
Não Deixar HQ desarumada.
Não Deixar carros tacados pelas ruas.(Abasteça e exploda).
Não Equipar em Combate.
Não Atirar em Presos
Não pedir cargo ou puxar o saco de superiores.
Nunca Usar /gov sem permissão de superior.
Comparecer a HQ se for pedido Formação.
Não dar /su em MAFIAS e Orgs Terroristas.Principalmente em TR dos mesmos ou Guerras.(Ex:ASFARC e Yakuza.)
Não Usar /algemar, /imo em COMBATE.
Não Floodar em qualquer canal seja ele /d, /r e /gov.
Não desobedecer a ordem de um superior.
Nunca Sair Para Ronda, Sequestro ou blitz sem /batercartao.
Não entrar No TS depois de ser Demitido.
Nunca usar autoridade ROTA para beneficio próprio.(Abuser)
Jamais Revistar suspeito se ele n estiver de /handsup(exceto na HQ.)
Não Abater ou Atirar em procurado sem Avisar no /m
Nunca fazer DB em um suspeito, procurado ou qualquer pessoa.
Nunca Seja ANTI-RPG.
Nunca Reagir a Sequestro ou Assalto.
..::Regras De Retirada De Licenças::..
Somente Retirar Licenças de armas, se alguém tenta tirar a vida de uma pessoa.
Somente Retirar Licenças De direção se alguém deu FUGA com um veiculo a motor.
Somente Retirar Licenças de Vôo se alguém der fuga de avião ou helicóptero.
Somente Retirar Licenças de navegação se alguém der Fuga de Lancha.
..::Regras de uso dos comandos a seguir::..
/algemar [ID] - Somente usar em procurados que se RENDER(de /handsup ou afirmando que se rendeu) e quando estiver dentro da viatura rendido.
/su [ID] [CRIME] - Nunca digite dois /su com mesmo crime (double) e nunca digite um /su indevido
/arrombar - Utilize APENAS quando o procurado foge para sua casa.
/gov - Use apenas com permissão de um superior !
OBS: A quebra de qualquer uma dessas regras poderá resultar em um aviso, perda de cargo ou até demissão.
OBS: Regras como não permitir agressões morais ou uso de cheaters ou ser anti-rpg, são regras do próprio servidor, e quem
descumpri-las estará sujeito a punições dos próprios ADM's e uma punição da ORG.
..::Comandos::..
/algemar [ID] - Algema o suspeito por muito tempo dentro da viatura.
/br – Cria uma barreira.
/rbr – Destrói sua barreira.
/pregos – Cria seu tapete de pregos.
/rpr – Destrói seu tapete de pregos.
/presos - Vê a lista de presos.
/procurados – Vê a lista de procurados.
/retirar [drogas ou materiais] – Retira coisas ilegais dos presos, ou em uma ronda caso o suspeito siga as ordens.
/do - Retoma a situação de uma certa área. Você terá que ficar no território por 60 segundos.
/m [mensagem] – (megafone)Fala alto para todos próximos à aquela área ouvirem. Ideal para rondas.
/r – Fala no radio com todos os membros.
/d - Fala no rádio com todos os membros da ROTAM, PF, PM, GN e médicos.
/pg2 – Abre o 1° portão da garagem do departamento policial (DP).
/reforco – Usado para pedir reforços em OPs, seqüestros, confronto com traficantes ou Ate mesmo Blitz.(Não usar para chamar atenção de membros, Ex:Festa em Alhanbra...)
/pg – Abre o 2° portão da garagem do departamento policial (DP).
/pe – Abre o portão da recepção do departamento policial (DP).
/batercartao – Pega o seu distintivo, assim você pode prender alguém.
/equipar – Usado para pegar: Colete, Vida, Armas (As armas são definidas pelo seu cargo).
/gov – Dá um aviso do governo ao público.(apenas com permissão de um superior).
/imo - Paralisa a pessoa mais próxima. (Só utilizar em civis desarmados)
/arrombar - Entra em uma casa trancada. (só utilizar em operações especiais, e com permissão do oficial comandante).
/membros - vê os membros da rotam que estão online.
/pb2 - Para abrir o portão esquerdo da garagem da HQ da ROTAM de Los Santos
/pb3 – Para abrir o portão direito da garagem da HQ ROTAM de Los Santos.
/multar - Para multar qualquer pessoa que cometer alguma infração
/revistar [ID]- revista todos intens
/desamarrar [ID] - desamarra o refem quando estiver seqüestrado.
/refem salvar [ID] - Salva o refem do seqüestro.
..::Tipos de /su e PENALIDADES::..
Comando: (/Su)speito [ID] [CRIME]
RP- Se o suspeito for procurado e após o /m não se render deverá ser aplicado o RP, caso esteja com o /su FUGA não aplicar o RP.
TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
Fuga- Quando o suspeito foge da abordagem ou da voz de prisão.
Vandalismo- agressão física a um veículo tripulado.
Desacato- Desobedecimento de ordens policial, após um aviso /m "ordem" ou levará /su por desacato! ou agressão moral a um policial.
Sequestro- Caso o sequestrador não seja de uma ORG terrorista.
Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
Cumplice- caso um suspeito seja cúmplice de fuga ou sequestro.
Ajuste- por DM ou desacato policial quando estiver na cela, ou precisar reduzir a pena por um “Double SU”.
Roubo- caso alguém roube algo na sua frente, como um veículo.
Assalto- Caso veja um assalto acontecendo, só tente impedir se tiver membros suficientes.
Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha em Los Santos.
Drogas- Para um suspeito que estiver portando drogas. (só utilizado em ronda )
ldrogas- Para um suspeito que se livrou das drogas.
Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais. (só utilizado em ronda )
Suborno- Caso alguém tente suborná-lo, deverá se aplicar o suborno.
RM(Resistência á multa) - Caso o suspeito abordado se recuse a pagar a multa sugerida.
OBS:Nenhum outro tipo de /su deverá ser usado por um ROTA.
O que fazer caso o Suspeito se renda ?
Comando: /prender [ID] [TEMPO]
O tempo aplicado para um suspeito que se rende deverá ser de 2 minutos para cada estrela, por exemplo: O suspeito que estiver com 4 níveis de procura deverá ser punido com 8 minutos de cadeia. Já mais aceitar quem alguém que deu fuga ou RP se entregue.
Se o suspeito preso tiver dado muito trabalho á Policia em sua fuga, poderá aumentar a sua pena após preso, utilizando o /SU ajuste [tempo que achar necessário]. O Tempo máximo é de 20 minutos. Para utilizar esse tipo de ajuste é necessário ter provas de que o suspeito realmente deu trabalho á policia. Membros que abusarem do comando serão punidos.
OBS: Caso o suspeito se renda, qualquer artigo ilegal que ele carregue deve ser retirado.
Após ele se render, /m entre na viatura , e /algemar id.
OBS: PENALIDADES ACUMULATIVAS!
..::Multas::..
Multas são aplicadas nas abordagens
Comando: /multar [ID] [PREÇO] [MOTIVO]
* Motoqueiro sem capacete: Multa de $10000
* Armado e sem licenças: $15000
* Infração de trânsito: $10000
* Dirigindo sem Licença de direção: $20000
Se recusar a pagar uma multa o ROTA deve dar /su RM no mesmo mandar voz de prisão e prender.
..::Veiculos::..
HPV1000: Moto, utilizado em blitz e para dar suporte a viaturas nas rondas e caças.
NRG500: Moto, rápida utilizada em perseguições e seqüestros.
Cheetah:Carro Muito Veloz usado para perseguições, reforços e para desmontar rachas.
Police Car(Viatura): Carro mais rápido da ROTAM, porém, mais sensível a terrenos elevados, bom para caça a procurados e ronda.
Police Rancher: Ranger 2 portas rápido e bom para qualquer terreno.
FBI Rancher: Ranger 4 portas mais lento, porém, bom para terrenos elevados e é mais resistente, bom para resgate em cativeiros e blitz.
Enforcer: Utilizado somente em Operações
Maverick Police(Helicoptero): Usado apenas em Resgates aos sequestros, Operações e situações de emergências em que é necessário o rápido deslocamento dos membros.
..::Procedimentos::..
..::Ronda::..
Objetivo: Em uma ronda, o objetivo é retirar as drogas e materiais das sozinho, sempre no mínimo em dupla. O Motorista dirige a viatura e escolhe quem vai ser seu Atirador, os outros membros da viatura serão chamados de "Caronas". PS: Cargo mais alto online deve escolher o papel de cada um.
Funções:
¬Motorista: Dirige a Viatura e em alguns casos digita os /su quando o suspeito atirar ou fugir a pé e da o /m .
¬Atirador: Revista e da os /su.
¬Caronas: Sempre mirando de M4 no abordado após o mesmo dar /handsup, Caronas servem de apoio à ronda em caso necessario de uso de fogo no suspeito.
Procedimentos
Abordagem quando o suspeito colabora:
Ao iniciar a Ronda, o Motorista escolhe quem abordar e deve tocar a sirene quando passar perto dele, logo o Atirador digita o comando "/m PARE ! DIGITE /HANDSUP OU SERÁ PRESO !". Quando o suspeito estiver de /handsup, o atirador e os caronas devem descer da viatura, o Atirador vai perto do suspeito para /revistar e preparado em caso de fuga, enquanto os caronas ficam mirando de M4 do lado da viatura e nesse caso o motorista nao deve descer.
- Se o suspeito tiver drogas ou materiais deve levar /su drogas ou materiais e iniciar procedimento para prender o meliante.
- Se o suspeito estiver cometido alguma infração de licenças, trânsito, etc, o Atirador deve aplicar a multa, se o suspeito recusar a pagar a multa deve levar /su RM e ser preso.
PS: Para isso o suspeito deve digitar /mostrarlicenca [ID] Caso ele nao queira mostrar deve levar /su desacato e ser preso.
- Se estiver limpo, deve libera-lo. O Atirador deve digitar "/m Liberado e obrigado pela colaboração !
Abordagem quando o suspeito não colabora:
¬ Suspeito a pé:
- Se após o /m do motorista o suspeito recusar a dar /handsup, o atirador deve mandar /su Desacato e iniciar o procedimento para prender o meliante.
- Se após o /m do motorista o suspeito fugir, o atirador deve mandar /su Fuga e iniciar o procedimento para prender o meliante.
- Se após o /m do atirador o suspeito Revidar com tiros, o atirador deve mandar /su TH e junto com seus caronas ajudar a abater o suspeito.
¬ Suspeito de carro:
- Se após o /m do motorista o suspeito não descer do carro, o Atirador deve mandar /su Desacato e iniciar o procedimento para prender o suspeito.
- Se após o /m do motorista o suspeito Fugir com o carro, o Atirador deve mandar /su fuga e iniciar procedimento para prender o suspeito.
- Se após o /m do motorista o suspeito atirar com o carro, o Atirador deve mandar /su TH e todos da viatura devem abrir fogo e abater o suspeito.
PS: Caso o suspeito digite /livrardrogas, o atirador deve tirar ss e dar /su LDROGAS.
Regras na Ronda
- Cargo mais alto online escolhe o papel de cada um na ronda.
- Nunca revistar alguem sem que o mesmo não esteja de /handsup, a não ser dentro da nossa HQ.
- Em Hipótese alguma abordar alguém sozinho.
- Nunca descer da viatura sem o suspeito dar /handsup ou atirar.
Equipamentos: Na Ronda é utilizado Viaturas e motos para dar suporte à viatura, /pregos e /taser também pode ser utilizado para impedir a fuga do abordado, mas cuide para não abusar além das regras.
Organização: A Ronda é dividida em Motorista e Atirador, assim, nunca ronde.
..::Busca de procurados::..
Objetivo: Perseguir e prender criminosos da cidade de LOS SANTOS.
Equipamentos: Mesmos equipamentos utilizados na Ronda. Tomando cuidado para não abusar com /imo e /algemar.
Organizaçao: Mesmo procedimento que na ronda, é dividido em Motorista, Atirador e Caronas
Funções:
-Atirador: Escolher quem perseguir no /procurados, orienta o motorista pelo comando /localizar e manda /m
-Motorista: Procura o suspeito pelo /procurar e /algemar quando o suspeito estiver rendido.
-Caronas: Quando o suspeito não colabora usam o poder de fogo junto com o atirador para abater o suspeito.
Procedimento:
O detetive deve dirigir, o atirador digitar /procurados e dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando
o motorista usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve dizer /m VOCE É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as armas dele, revistar e retirar materiais e drogas, e diga para que entre no carro, conte até 5 para ele entrar, caso ele não entre pode abrir fogo, se ele entrar você deve algemá-lo e levá-lo para a HQ pra ser preso, caso o procurado nao coopere ele deve ser apenas abatido e preso.
OBS : Caso o suspeito fuja no primeiro aviso, ele já deve ser abatido sem ter outra chance de se render, pois o mesmo já mostrou não ser digno de confiança, mas se com a chegada da ROTAM o suspeito já der logo /handsup, não atirem, conte até 5 e mande entrar no carro,o suspeito deve entrar no carro na contagem, se isso não acontecer pode abrir fogo.
Regras:
- Nunca atire sem /m
- Se o ROTAM mandar /m nunca atire em seguida, espere um tempo para chance de ele se render, somente atire se ele reagir.
- Se o procurado der /handsup jamais atire ! ordene a ida a viatura e Algemem o procurado .
..::OPs de território::..
Objetivo: Restabelecer o controle de territórios impedindo o tráfico de drogas e materiais.
Territórios: Pista de Skate, Morro e outros pontos de trafico.
Equipamentos: São utilizados Enforcer, Barreiras, helicóptero, pregos e viaturas.
Organização: Somente Cargos 4+ podem iniciar Operações em Territórios. O mesmo deve organizar grupos para cada Territorio.
Procedimentos:
Um plano estratégico é sempre necessário, sempre priorizando o fator surpresa da operação, o enfraquecimento dos criminosos na área e o sigilo, para que então se torne viável um confronto mais direto. Sempre siga o plano estabelecido previamente, e sempre tome cuidado para não entregar a sua posição e dos seus companheiros. Não utilize o canal local (chat normal) em operações e muito menos o /m. Sempre procure utilizar o /r para não entregar sua presença para o inimigo. Nestas operações nunca dê /su, só se for em civil e hitman. Em caso de território, apenas utilize /do após o domínio do local e o /gov. Caso um civil adentre uma área onde a segurança está sendo restabelecida, ele deverá
receber um aviso /m CIVIS SAIAM DO LOCAL . Caso ele não obedeça a ordem deverá levar /su desacato e poderá ser abatido. Sempre procure locais seguros e com boa visibilidade dos possíveis pontos de ataque de criminosos. Sempre cuide das costas. Em operações organizadas em duplas, NUNCA se separe da sua dupla, e sempre atire em quem disparar contra a sua dupla.
Maiores especificações sobre operações ficam a cargo dos oficiais responsáveis pelas mesmas, que devem deixar claro o plano e como deverá ser realizada a operação.
OBS - É recomendado a pessoas que não tem envolvimento com o crime não entrar nos territórios pois é área de grandes conflitos, em operação não é lugar para pessoas conversarem, ou ficarem de passagem. Quanto as gangues que entrarem no território durante a operação que saiba que vai tomar bala e não adianta dar /handsup em tr, pois um minuto que a gente perca prendendo um cara pode prejudicar na estratégia da operação.
Regras:
- NÃO UTILIZE SKINS DIFERENTES NAS OPERAÇÕES!
- Nunca de /su em gangster dentro do território. Somente em civis, hitmans e triads.
- Nunca saia do território enquanto prosseguir a OP.
- Nunca atire em quem não invadir o territorio.
- Não deixe acumular veículos no território, procure jogar na água ou explodir.
- Sempre procure participar das OP para não criar problemas com o líder.
..::Acabar com rachas não importa aonde for::..
Objetivo: Retirar todos corredores do racha.
Equipamentos: Recomendável utilizar a viatura mais rápida pela sua velocidade, Barreiras e pregos bloqueando a entrada do aeroporto.
Procedimentos:
Essas operações são em casos especiais, quando pessoas organizam rachas, o que é proibido, a policia tem que intervir e retirar os corredores do local. Antes de chegar no aeroporto deve ser mandado um /GOV ROTAM IMPEDE RACHAS NESTE LOCAL, para que todos fiquem sabendo que a rotam está chegando e se retire do local, quando a ROTAM chegar no aeroporto quem ainda estiver lá dentro deverá tomar /su racha e ser abordado sendo levado preso.
Depois que estiver limpo dentro do aeroporto os policiais devem bloquear a entrada do mesmo para que motos ou carros não entrem mais, só será permitida a entrada a pé, pessoas que chegarem na entrada do aeroporto devem ser avisadas pelo /m para se retirar do local, insistindo deverá tomar /su desacato e ser levado preso.
Policiais não estão autorizados a atirar em pessoas que passem pela pista de entrada do aeroporto, pórem quem de alguma forma desacatar os policias levará tiro.
..::Taticas para ser usadas em Sequestro::..
Objetivo: Resgatar o refém sem feri-lo e prender todos os sequestradores.
Equipamentos: É recomendavel para o resgate uso de 2 viaturas/ranger e 1 helicoptero e o uso do /pregos é recomendavel.
Funções:
- Motorista: É obrigatório ser detetive 5, da /procurar no refém e nunca desce do veículo, pois após o refém ser desamarrado, o motorista deve resgata-lo
- Atirador: Manda /sms para o refém orientando para facilitar o resgate, assim que chegar ao local deverá mandar uma sms para o refém se preparar para correr. deve prepara /desamarrar [ID] para quando o motorista chegar perto poder desamarra-lo e deve mandar /m quando o refém estiver solto "/m REFÉM PULE DO CARRO E CORRA EM DIREÇÃO A VIATURA OU HELICOPTERO DA ROTAM"
- Caronas: preparam /desamarrar [ID] e devem descer do carro quando o refem estiver correndo para proteger o mesmo. PS: O Atirador também deve proteger o refém quando estiver correndo em direção a viatura.
- Piloto(helicoptero): Ele tem a mesma função do motorista, nunca deve pular do helicoptero. Quando o refém estiver solto, o piloto desce o helicoptero e manda a voz "/m RÉFEM CORRA EM DIREÇÃO AO HELICOPTERO DA ROTAM E APERTE G
-Quando o refem for salvo o ROTAM deve dar /refem salvar [ID] só depois do refem salvo todos rotam devem ajudar a prender os suquestradores"
Regras:
- Nunca ir sozinho em um sequestro
- Quando houver sequestro, largue tudo que estiver fazendo e reuna-se com seus companheros na HQ e dê prioridade ao seqüestro.
- NUNCA atire no carro onde o refém estiver. Chegue perto para desamarrar ou fique em cima da viatura para o motorista ultrapassar o carro da vitima e largar o /pregos furando o carro da vitima facilitando chegar perto e desamarrar.
..::Manual Feito Por ::..
Murilo_Postaue e Master_Exploder.
..::Créditos Base::..
@Luan_by→
Última edição por Master_Exploder em Dom Ago 28, 2011 5:20 pm, editado 1 vez(es)
Master_Exploder- Mensagens : 27
Data de inscrição : 28/08/2011
Idade : 43
Warning :
Re: [ROTA] Manual Atualizado [28/08/2011]
UP , manual muito bom
ReNaTiiN- Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/08/2011
Idade : 32
Localização : HQ Policia Federal
Warning :
Re: [ROTA] Manual Atualizado [28/08/2011]
Otimo manual =D, manda um abraço pro Murilo quando ele loga =D
Última edição por Murilo_Postaue em Seg Ago 29, 2011 10:43 pm, editado 1 vez(es)
Murilo_Postaue- Mensagens : 29
Data de inscrição : 28/08/2011
Warning :
Re: [ROTA] Manual Atualizado [28/08/2011]
ótimo mesmo.
nefestor- Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/08/2011
Localização : Rio de Janeiro
Warning :
Murilo_Postaue- Mensagens : 29
Data de inscrição : 28/08/2011
Warning :
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